O apagão ocorrido em Sergipe e em todas as capitais do Nordeste e do Norte do Brasil foi causado por uma falha em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará, de acordo com a Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Até às 18h55, apenas 25% da carga havia sido religada em Aracaju.

Ainda segundo a ONS, a falha ocasionou o desligamento automático de diversas linhas de transmissão em 500 kV, componentes dos troncos de interligação Norte/Nordeste/Centro-Oeste, Tucuruí/Manaus, Tucuruí/Vila do Conde, Elo cc 800 kV Xingu/Estreito e da UTE Belo Monte, entre outros, acarretando uma redução total de carga no SIN, da ordem de 18.000 MW.

A frequência nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste atingiu 58,5 Hz, levando à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) desligando 3.200 MW nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e 1.200 MW na região Sul. As cargas interrompidas nessas regiões foram rapidamente restabelecidas, em cerca de 20 minutos. Já o processo de recomposição do sistema Nordeste foi mais lento e ainda segue em curso.

Conforme a ONS, uma reunião com as empresas envolvidas na análise da perturbação será realizada até a próxima segunda-feira, 26, no Rio de Janeiro.

por Jéssica França – Infonet