O governador Belivaldo Chagas assinou, no fim da tarde desta quinta-feira (10), a ordem de serviço para reforma e recuperação da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi. Situada no povoado Mosqueiro, nas margens do rio Vaza Barris, distante 22 km de Aracaju, o espaço é um dos mais importantes cartões postais do estado. O ato ocorreu no calçadão da orla e contou com a presença do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira. Na ocasião, o governador anunciou que, na próxima quinta-feira (17), estará assinando a ordem de serviço para a retomada das obras de reforma do Centro de Convenções de Sergipe (CCS).

Com um investimento de R$ 1.821.392,44, o governador Belivaldo Chagas afirmou que a recuperação da Orla vai patrocinar aos moradores da região e visitantes melhores instalações, segurança e conforto. “Trata-se de uma obra inaugurada em 2010 e que já precisava passar por uma reforma. Vamos fazer os investimentos para melhor receber a população da região do Mosqueiro, de Sergipe, da capital e, principalmente, os turistas que para aqui se dirigem”, enfatizou. As intervenções serão realizadas com recursos do Prodetur, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Belivaldo disse que a reforma vai ampliar a quantidade de píeres colocados à disposição das embarcações, além de outras intervenções. Para ele, a Orla é uma obra bonita por si só, e, tendo a garantia da sua manutenção e conservação, vai atrair automaticamente uma quantidade maior de turistas. 

O governador aproveitou a solenidade para anunciar que ,em breve, estará autorizando outras ações voltadas para o Turismo. “Posso adiantar que, na próxima quinta-feira, estaremos dando ordem de serviço para reiniciar a reforma e ampliação do Centro de Convenções, que está paralisada. Tivemos problemas em relação a projetos e recursos, mas nos reunimos com os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e conseguimos assegurar a contrapartida do Estado no valor de R$ 5 milhões. O Centro de Convenções é de fundamental importância para eventos turísticos e do comércio. Afinal de contas, quando se tem um espaço como o que deveremos ter a partir do que está projetado, Sergipe vai ter condições de atrair diversos eventos nacionais e internacionais, em especial para Aracaju”, ressaltou.

Belivaldo Chagas destacou, ainda, a importância de firmar parcerias com as prefeituras para promover o desenvolvimento do estado.  “Os municípios sozinhos não têm condições de tocar as obras que são de interesse da municipalidade. A obrigação do Estado é firmar essas parcerias para que possamos promover o desenvolvimento de Sergipe,” concluiu.

O prefeito Edvaldo Nogueira disse que fica feliz ao ver o governador Belivaldo Chagas autorizando a reforma da Orla Cleomar Brandi. “Esta Orla tem o pôr do sol mais bonito do Brasil e foi feita em minha gestão, no ano de 2010. Uma obra que mudou a face do bairro, que trouxe turismo, desenvolvimento, abriu uma nova fronteira turística para a cidade e passou quatro anos abandonada, deteriorou-se. Agora, vamos revitalizá-la, devolvendo a qualidade que esse ponto turístico merece. Essa parceria entre governo do Estado e prefeitura é muito importante, principalmente no momento de crise de recursos que vivemos”, enfatizou.

Ele disse que tem orgulho de ter feito uma obra que abriu um novo polo turístico no estado, permitindo o progresso em toda a região de expansão da capital. Edvaldo Nogueira também anunciou que, após a conclusão da reforma, vai instalar uma estátua de Cleomar Brandi, jornalista que dá nome ao espaço de lazer.

O secretário de Estado do Turismo, Cicinato Júnior, afirmou que o espaco já está consolidado como ponto turístico. Ele relatou que a sua construção fomentou o turismo, levando desenvolvimento para a zona de expansão de Aracaju e, com a sua restauração e revitalização, a tendência é aumentar o fluxo de pessoas na região.

Intervenções

A Orla ganhará iluminação e restauração de pilares, da laje e vigas, melhorando a ida e vinda de turistas e sergipanos que embarcam para destinos como a Crôa do Goré e Ilha dos Namorados. O projeto prevê a reurbanização, com melhora da iluminação e reforma total do píer existente. Serão realizados serviços essenciais para recuperar o funcionamento e o desempenho turístico do espaço de lazer.  

Quem frequenta a Orla terá mais segurança e comodidade. Aqueles que chegarem de ônibus, por exemplo, descerão em pontos sinalizados e com lombada de acessibilidade. Entre outros benefícios da revitalização, estão a instalação de lâmpadas de LED, a reforma do calçadão com 800 metros, instalação de sistema de segurança e instalação de três píeres flutuantes.

O projeto de manutenção e modernização da Orla Pôr do Sol prevê, ainda, a construção de núcleos de banheiros e chuveiros públicos, para acesso de quem desembarca de passeios pelo rio. Desenhos artísticos serão pintados no piso e em paredes da orla. Haverá a renovação do piso de madeira do deck. As atividades do Centro Cultural também serão retomadas.

Repercussão

O mais antigo comerciante da região, empresário Kid Santos, proprietário do Bar do Kid, estava feliz com a iniciativa do governador Belivaldo Chagas em reformar a Orla. “É fundamental para o crescimento do turismo na região manter essa Orla preservada e bonita. É sensacional ver o governo e a prefeitura junto em favor do povo”, disse.

O irmão de Cleomar Brandi, Luiz Brandi, também foi prestigiar o evento. Ele elogiou a iniciativa do governador em reformar a orla que leva o nome do seu irmão. “Queremos que a Orla fique cada vez mais bonita”, frisou.

Presenças

Compareceram à solenidade o ex-governador Jackson Barreto; os deputados federais João Daniel e Fábio Mitidieri, o deputado estadual Garibaldi Mendonça; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitali; o capitão dos Portos de Sergipe, Alessandro Black; vereadores de Aracaju; a ex-prefeita de Tobias Barreto, Marly Barreto; secretários de Estado e do município de Aracaju e dirigentes de órgãos públicos.

Fonte:ASN

 

As matérias dessa semana tem o oferecimento de:

Supermercado Bombom,

CDl,

Loja Peniel Material para Construção

  Supermercado Cestão Cardoso

Você  precisa  de mais velocidade? Internet Fibra ótica ACESSO.NET 30 MEGA