Os delegados Danielle Garcia e Gabriel Nogueira serão exonerados do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap). A assessoria de imprensa informou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) só se manifestará após publicação da decisão, um ato da delegada geral Katarina Feitosa formalizado por meio de portaria.

A portaria, conforme a assessoria, deverá ser publicada ainda nesta quinta-feira, 5. Os motivos não foram esclarecidos. De acordo com a assessoria, trata de um procedimento corriqueiro e que os delegados deverão ser transferidos para outras unidades da SSP.

Desde que ocorreram as mudanças no comando da Secretaria com a exoneração do ex-delegado geral Alessandro Vieira e a consequência renúncia ao cargo do então secretário João Batista, daquela pasta, rumores indicavam que a delegada Danielle Garcia seria também exonerada da coordenação da Deotap.

Os delegados tiveram atuação marcante em investigações de supostos crimes que envolvem desvio de recursos públicos, que culminaram inclusive com prisões e afastamento de vereadores da Câmara de Vereadores de Aracaju e de gestores públicos.

Exemplos de Mendonça Prado e de outros servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que foram afastados em decorrência da Operação Babel, por supostas irregularidades em procedimentos para o contrato emergencial destinado à coleta de lixo e limpeza da cidade, cujos processos judiciais ainda estão em tramitação no Poder Judiciário sergipano.

E também do resultado da Operação Indenizar-SE, que investigou parlamentares do município, que culminou com a prisão do ex-vereadores Agamenon Magalhães e Tijoy Evangelista, o Adelson Barreto Filho, e afastamento de outros vereadores da legislatura passada.

Por Cássia Santana