O final de semana em Sergipe foi marcado por nove homicídios, com todas as vítimas atingidas por tiros. O número de vítimas de disparo de arma de fogo representa 56,25% das mortes violentas ocorridas no Estado entre a sexta-feira, 5, e a madrugada desta segunda-feira, 8.

O maior número de ocorrências foi registrado em São Cristovão, onde três jovens, entre 21 e 23 anos, foram mortos a tiros. Nestas mortes, os primeiros levantamentos realizados pela Polícia Militar apresentam suspeitas de crime de execução, segundo o major Marco Aurélio, comandante da 1ª Companhia Independente da PM, que atua no município.

O primeiro homicídio ocorreu no sábado, dia 6, no Conjunto Luís Alves, tendo como vítima Genilton Santos Vieira, 21. A vítima, conforme o major Marco Aurélio, respondia por homicídio, considerado foragido com mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário de Sergipe. O outro corpo, do Lucas Queiroz Melo, 23, foi encontrado no domingo, dia 7, no povoado Caípe Novo. A vítima usava bermuda e foi encontrada morta em local não habitado.

E, na madrugada desta segunda-feira, 8, Eriwelton Santos da Silva, 21, foi atingido por tiros no Loteamento Lauro Rocha, em circunstâncias não esclarecidas. Os crimes serão investigados pela Polícia Civil.

Outros crimes

O major Marco Aurélio acredita que a grande maioria dos crimes ocorrido na região envolvendo jovens tenha relação com outros crimes, principalmente com o tráfico de drogas. Ele informa que o policiamento ostensivo foi reforçado no município com a presença de equipes da Força Nacional e da Rádio Patrulha. “Nos termos gerais, está faltando políticas sociais para que os jovens tenham opções”, comenta.

Em Itabaiana, o adolescente Walace Júnior Alves da Silva, 14, foi assassinado a tiros na sexta-feira; em Aracaju as vítimas foram Henrique Jonas Batista dos Santos Conceição, 18, morto na praça da avenida Visconde de Maracaju, e o adolescente Maicon Santos da Silva, 14, no bairro Cidade Nova; Carlos André da Silva Júnior, 18, foi atingido por tiros no sábado, dia 6, em Propriá e morreu no Hospital São Vicente de Paula, naquela cidade; José Viano Ferreira dos Santos, 32, foi atingido por tiros em Canindé do São Francisco, rtambém no sábado, dia 6. No domingo, 7, também foi assassinado Reginaldo José da Silva Júnior, 27, crime ocorrido na Barra dos Coqueiros.

Também foram registradas as mortes de três vítimas de acidentes de trânsito, uma por afogamento, uma por queda e outras duas ainda com causas não identificadas.

Por Cássia Santana  – Infonet