O governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, realiza na manhã desta quarta-feira, 18, às 9h, no Radisson Hotel Aracaju, a Solenidade de Ampliação do Projeto Aula Digital.  Na oportunidade, será anunciada a expansão do programa para mais 148 escolas públicas, totalizando 479 unidades escolares beneficiadas.

Lançado em 2017, o Projeto Aula Digital, uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e Governo de Sergipe, por meio da Seed, em Regime de Colaboração com 27 munícipios, beneficiou mais de 1.500 educadores por meio de formação presencial. Nesta segunda etapa, aproximadamente 18.500 mil alunos irão receber a maleta Aula Digital – composta por um notebook, um projetor, um roteador e um tablete.  Com estes equipamentos tecnológicos serão permitidas novas possibilidades de ensino e aprendizagem. 

“O projeto está trazendo uma nova dinâmica para as salas de aula das escolas participantes do programa e, sem dúvida, isso é resultado de um trabalho conjunto com a secretaria de educação”, esclarece Americo Mattar. Foram mais de 1.900 horas de visitas realizadas às escolas para fazer diagnóstico, reflexão sobre inovação educativa e desenvolvimento dos planos de ação com os professores. “Agora, com mais consciência sobre o seu protagonismo na mudança e com a chegada dos kits tecnológicos, os educadores poderão personalizar ainda mais o aprendizado e incrementar as oportunidades de inovação educacional”, complementa o diretor presidente da Telefônica Vivo. 

A diretora do Departamento de Educação (DED/ Seed), Ana Lúcia Lima Muricy, reconhece que o programa promove avanços no cenário educacional sergipano. “Trata-se de uma parceria inovadora voltada para os alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. A tecnologia já faz parte da realidade dos estudantes, portanto, usá-la como ferramenta para aprendizagem oportunizará um trabalho mais dinâmico em sala de aula ”, ressalta. 

Projeto Aula Digital 

O Projeto Aula Digital visa facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças em risco de vulnerabilidade social, baseado em quatro pilares: Inspirar (Formação continuada de professores); Experimentar (Formação em serviço de educadores); Personalizar (Equipamentos, Plataforma e Conteúdos Digitais) e Ir Além (Fortalecimento do Ecossistema de Inovação).

Atualmente, o Aula Digital apoia uma rede de 1.500 educadores da rede municipal e estadual de ensino, com formação continuada, acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais. Com a expansão, a rede passará a beneficiar 4.690 educadores e 129.444 alunos.

O projeto chegou em Sergipe, há um ano e beneficia os seguintes municípios: Arauá, Aracaju, Areia Branca, Capela, Carmópolis, Cristinápolis, Cumbe, Divina Pastora, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga do Bom Jesus, Lagarto, Laranjeiras, Malhador, Maruim, Moita Bonita, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Poço Verde, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy, São Cristóvão, Simão Dias, Siriri e Umbaúba.