Durante a manhã da última segunda-feira, 26, homens da Ronda Tática Ambiental da GME, ROTA, apreenderam na feira livre de Estância 14 pássaros silvestres que estavam sendo comercializados de forma indevida.

Segundo o diretor da Guarda Municipal, Gilmário Cruz, a apreensão aconteceu em uma localidade conhecida como “Orlinha dos Pobres”, local onde acontece uma tradicional feira de animais silvestres.

“A equipe  da ROTA ao fazer o patrulhamento na região se deparou com a comercialização de animais. Muitos destes pássaros encontravam-se em situação de maus tratos, além disso, existia algumas espécies que fazem parte dos pássaros classificados como ameaçados de extinção.

Após a apreensão, a equipe da ROTA encaminhou todos os pássaros para análise de um biólogo e em seguida, após criteriosa apreciação, os pássaros foram soltos em uma mata fechada localizada no município de Estância.

Atendendo ao que rege a lei federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 98, após a apreensão os Guardas Municipais destruíram todas as gaiolas e similares encontrados.

Por: Pisca Jr