O último final de semana foi de muito trabalho para os guardiões do mar do município. Entre sábado e domingo, 3 e 4 de fevereiro, sete pessoas que estavam se afogando foram retiradas do mar pela equipe de Salva Vidas da Guarda Municipal de Estância. Segundo as informações, entre os resgatados estavam uma família do estado de São Paulo ( dois irmãos e um amigo), e mais 4 pessoas de Arauá.

De acordo com o diretor da GME, Gilmário Cruz, durante este carnaval todo o efetivo de Salva Vidas estará não só realizando o trabalho dentro do mar, mas, principalmente, realizando uma ação preventiva que visa diminuir o número de ocorrências, não só de afogamentos, mas, também, de crianças que acabam se perdendo dos seus pais, ocorrência que aumenta durante realização de grandes eventos.

“Estaremos distribuindo panfletos educativos e pulseirinhas de identificação durante o carnaval”, destacou Gilmário.

Segundo o comandante, outra preocupação dos Salva Vidas é em relação a grande quantidade de valas que se formam em determinados pontos da praia. Através dessas valas, que formam piscinões em determinados trechos, aumenta o risco de afogamento e para evitar que vidas se percam nessas localidades os guardas vidas irão sinalizar com bandeiras vermelhas as áreas que são proibidas para o banho.

A equipe de Guardas Vidas de Estância é composta por 12 homens e mulheres que trabalham como Guardas Municipais durante sua jornada ordinária, no entanto, durante os finais de semana abrem mão do convívio familiar para resguardar a integridade física dos estancianos e turistas e proporcionar mais segurança para os banhistas que frequentam a Praia do Abais.

Por: Pisca Jr