O Hemocentro de Sergipe está convocando doadores de sangue. O movito é o baixo estoque de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e AB, positivo e negativo.

Segundo a gerente de Captação de Doadores da instituição, Josceline Souza, a redução dos estoques de sangue nestas duas últimas semanas atingiu todos os hemocentros do país. “Tivemos a greve dos caminhoneiros, que ocasionou a falta de combustível e impactou na questão da mobilização dos voluntários e dos grupos. Aqui no Hemose desmarcamos três campanhas”, explicou.

Ainda de acordo com ela, a falta de hábito da doação como um ato regular é outra questão que influencia na redução do estoque. “Em Sergipe houve o aumento do atendimento dos pacientes com doenças oncológicas, transplantados, portadores de leucemias, e cirurgias cardíacas, ginecológicas e ortopédicas. Entretanto, não houve o aumento no número de pessoas interessadas em doar sangue regularmente”, alertou. “Precisamos que a população se sensibilize com a necessidade desses pacientes e colabore doando sangue nos intervalos orientados pela legislação do serviço de hemoterapia”, concluiu.

Serviço

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.