Emitir a carteira de identidade ficará muito mais fácil a partir de hoje (30), para a população de Neópolis e região. Nesta segunda-feira, o governador Belivaldo Chagas realizou a inauguração do posto regional do Instituto de Identificação. A obra entregue pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Coordenadoria Geral de Perícias, foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Neópolis e segue o Plano de Segurança implantando no inicio deste mês, que busca intensificar a presença da Secretaria de Segurança no interior. Esse é o décimo posto regional do Instituto de Identificação já inaugurado no estado.

Belivaldo Chagas ressaltou o alcance social da obra. “Quero agradecer a parceria que foi feita para que a obra existisse. Esse prédio pertence à Prefeitura e o prefeito não mediu esforços para recuperar e entregar para que o Estado pudesse fazer acontecer essa ação. Nós temos cerca de dez postos funcionando e esse é um dos melhores. Se a gente conseguir a compreensão dos prefeitos para fazer essas parcerias, nós vamos facilitar a vida das pessoas. Isso é um sinal de respeito ao cidadão. Essa é uma obra de alcance social importante. Isso se chama cuidar das pessoas. Vamos, sim, cuidar da região do Baixo São Francisco”, afirmou.

 

Também funcionam postos de Identificação em Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Maruim, Itabaiana, Simão Dias, Tobias Barreto, Estância e Itabaiana. Em razão do convênio com a prefeitura da cidade, em Neópolis, o posto regional vai funcionar com cinco servidores da prefeitura e o coordenador da Cogerp. Com a reforma do prédio, a capacidade de atendimento triplica, podendo chegar a atender até 70 pessoas por dia. Além da ampliação na capacidade de atendimento, a entrega do documento passa a ser no mesmo dia, e não mais após 20 dias como era realizada. 

O prefeito de Neópolis, Luiz Melo de França, destacou a importância da instalação de um Posto Regional de Identificação. “Quem mais precisa tem que ser atendido primeiro.  A gente tem que deixar isso bem claro. Estou aqui hoje muito orgulhoso e agradecido ao governador por estar implantando um posto regional, onde passaremos de 100 carteiras, que a gente emitia por mês, para 2.100. E isso é importante, melhorar o atendimento. Em boa hora chega esse posto aqui, para atender a população da nossa região. E atenderemos também nossos irmãos de Alagoas”, ressaltou. 

Em sua fala, o prefeito também destacou a importância de um olhar atento às demandas do município. “Hoje temos metade da população economicamente ativa trabalhando em outros estados, porque Neópolis não tem atividade econômica para absorver mão de obra. Nós precisamos que se olhe para a região com um novo olhar, para atrair mais desenvolvimento”.

 

Aprovado pela população

 

O posto regional de Neópolis deverá atender aos moradores de Brejo Grande, Ilha das Flores, Pacatuba e Japoatã. Essa melhoria no serviço é elogiada pela moradora Sônia Maria Barreto Santos. “É de grande importância para as pessoas daqui, que podem se organizar na questão de ter a documentação em dia”, comemorou.

 

O mototaxista George Oliveira também não escondeu a satisfação de ver um Posto de Identificação inaugurado no município. “Muito importante. Era uma coisa que sempre reivindicávamos para não ter que se deslocar para tão distante. Veio na hora certa. Antes, a gente se deslocava para Aracaju bem cedo ou ia para Propriá e, chegando lá, às vezes dava viagem perdida”, disse.

 

Para o morador Cícero Medeiros Lima, o posto já era muito esperado pela população. “É de grande importância aqui para nossa região. Isso já deveria ter acontecido há muitos anos, pois o pequeno posto aqui atendia a cinco cidades da região, e hoje vai atender muito mais. Uma coisa muito boa esse posto ter vindo pra cá, e a gente tem mais que agradecer ao governador Belivaldo Chagas por trazer esse grande benefício aqui para a nossa região”.

 

O coordenador do Posto Regional de Identificação, José Santos Ferreira, destaca que o novo prédio vai oferecer melhores condições de trabalho e prestação do serviço à população. “Nós estamos muito felizes com essa parceria da Prefeitura com o governo. Vamos fazer o atendimento, digitação, conferência, impressão e expedição. As pessoas recebem no mesmo dia a documentação. A nossa previsão é de atender aqui de 70 a 80 pessoas por dia, gente de toda essa região. Mas o mais importante é acolher as pessoas mais carentes daqui”, afirmou.

 

O superintendente da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Andrade, também destacou a inauguração do Posto como um grande investimento para melhorar a vida das pessoas. “Essa ação representa um marco porque a população, ao invés de descer para Aracaju, se deslocar pela madrugada, terá esse posto de atendimento aqui, para que possam, dentro do próprio município, adquirir sua carteira de identidade”, falou.

 

Emissão do documento

 

Para a confecção da primeira via do documento, são necessárias certidão de nascimento ou casamento original e uma cópia; comprovante de residência no nome da pessoa ou dos pais; e duas fotos 3×4. A primeira via é gratuita. Em caso de furto ou roubo do documento, a emissão da 2ª via também é gratuita.

 

Em Aracaju, a emissão de Carteira de Identidade é prestada na sede do Instituto de Identificação Carlos Menezes, localizada na rua Basílio Rocha. Também é possível emitir o documento nos Centros de Atendimentos ao Cidadão (Ceacs), do Shopping RioMar, da Rodoviária Nova e da Rua do Turista.

Presenças

 

Estava na solenidade o deputado federal Fábio Reis; os prefeitos: Júnior Barroso, de Santa do São Francisco; Clismer Ferreira, de Brejo Grande; o secretário da Comunicação Social, Sales Neto; o secretário da Inclusão Social, Carlos Felizola; o secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa; o secretário de Governo, Elder Sandes; o presidente da Cohidro, Jorge Kleber; o presidente do DER, Antônio Vasconcelos; o presidente da Fapitec, José Eriberto; os vereadores de Neópolis: Célio Lemos, João Andrade, José Luiz, Manoel Gabriel, Maria Engracinda, Marli; os vereadores de Santana do São Francisco, Jaldo Camilo e José de Jesus; o ex-prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz; o ex-prefeito de Neópolis, Felipe Mendonça; a ex-prefeita de Itaporanga, Gracinha Garcez. Também esteve presente o coordenador geral de Perícias da SSP, Moisés Chagas e o coordenador geral dos postos regionais de Identificação, Leandro Maciel. 

Fonte: ASN