Seis jovens de classe média foram presos nesta quinta-feira, 24, no decorrer da Operação Jardim do Éden, articulada para combater o tráfico de drogas sintéticas nos estados de Sergipe e Santa Catarina, principalmente em festas no estado de Sergipe. Durante o cumprimento dos mandados de prisão, o Departamento de Narcóticos (Denarc) efetuou dois flagrantes, culminando na apreensão de 1.500 comprimidos de ecstasy, haxixe, LSD e anabolizantes.

Segundo a polícia, o grupo criminoso em Aracaju era formado pelos jovens Edilberto Alves de Menezes, 24, conhecido como ‘Betão’; Igor Pereira Santos, 20, o ‘Panda’; Iven Daniel Sousa Gomes, 28; José Alberto Araújo Filho, 20, o ‘Albertinho’; e Marcos Henrique Silva dos Santos, 19.

Os cinco foram presos temporariamente e, segundo a polícia, foram captados ao crime por Rodrigo dos Santos Fraga, de 27 anos, preso pelo Denarc em março deste ano. “O Rodrigo morou em Santa Catarina, retornou a Sergipe e fazia o intermédio com o fornecedor. Ele recrutou os jovens para que realizassem a venda das drogas por ele, e conseguia entrar nas festas com os comprimidos porque se apresentava como fotógrafo e lá dentro fazia a distribuição”, explicou o delegado Osvaldo Resende, que coordena as investigações.

Ainda de acordo com o delegado, os acusados recebiam, em média, dois mil compridos por mês. “Eles planejavam aumentar para cinco mil comprimidos em breve. Um dos presos, inclusive, falou que Sergipe era um paraíso para comercializar drogas sintéticas pelo grande consumo local, principalmente em festas eletrônicas. Por isso nome Jardim do Edén”, detalha Osvaldo.

Fornecedor

Na Grande Florianópolis-SC, o responsável por fornecer todo material para Sergipe foi preso preventivamente. Ele foi identificado como Jonatan da Costa, conhecido como Joaninha, 27 anos. Segundo o delegado, as investigações vão continuar para identificar outros membros que tenham envolvimento com o crime de tráfico de drogas sintéticas.

Confira vídeo feito pela SSP: 

Organograma montado pela polícia para entender atuação do grupo
Cerca de 1.500 comprimidos foram encontrados com um dos presos

 

 

 

 

 

 

Por Ícaro Novaes – Infonet