No próximo dia 5 de junho é comemorado o “Dia Nacional do Meio Ambiente”, data criada para  chamar  a atenção e cobrar  ações  políticas de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. A  ONU, organizações das nações unidas, por meio do programa  para o Meio Ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

Pensando em dar a sua contribuição social para a disseminação da importância da preservação do meio ambiente, contribuindo com um mundo mais limpo e verde, o “Diário Sergipano”, site oriundo do Bairro Bomfim, comunidade banhada pelo Rio Piauitinga, resolveu criar uma série de ações e parcerias com o objetivo de realizar, até o próximo dia 5, campanhas de conscientizações e ações práticas para proteger e revitalizar o Rio que dá codinome a cidade de Estância, carinhosamente cantada pelos poetas como a Princesa do Piauitinga.

Entre as ações que serão realizadas até o dia 5, acontecerá nesta terça, feira, dia 22, uma ação de limpeza simbólica das margens do Piauitinga, nas imediações da captação de água que abastece a cidade, próximo ao XPTO e a tradicional Ponte do Bomfim. A ação será realizada pelo “Diário Sergipano” em parceria com o Tiro de Guerra 06013, que disponibilizará os militares para desenvolver a ação prática. A secretária de meio ambiente, juntamente com a secretaria de assuntos urbanos,  saúde,  cultura, e a Guarda Municipal  também serão parceiras na ação.

MAIS AÇÕES:

Durante os próximos dias,  o “Diário”, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente irá construir barreiras de contenção no Rio Piauitinga. Para a concretude do projeto o “Diário” está em busca de redes  ou telas de proteção. Quem tiver interesse em ser parceiro nesta ação é só entrar em contato com o nosso site através do nº 79 99813 7546.

Durante todo o mês de junho será realizada uma exposição com imagens e histórias que narram o dia a dia do Piauitinga. Quem tiver imagens do passado ou contos que narrem como era a vida dos estancianos e o cotidiano junto ao rio  também pode entrar em contato para que possamos enriquecer o material expositivo.

Por: Pisca Jr