O produtor José Antônio Ferreira, conhecido como Betinho, é dono de pequena propriedade com pouco mais de 36 hectares. Ele integra o grupo de 11.400 produtores familiares do Alto Sertão que recebem semente de milho do governo do Estado este ano. Nesta terça-feira (15), a entrega foi realizada pelo governador Belivaldo Chagas nos  municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco. Além das sementes, o governador entregou da autorização de uso de terra a agricultores da Colônia Agrícola Herbert de Sousa, em Poço Redondo.

“É uma ação muito importante porque no período em que a gente vive, com seca e estiagem, a gente recebe sementes do governo para que possamos plantar no momento certo. No período em que a chuva cai, temos as nossas sementes já garantidas e isso é muito importante para todos os agricultores”, disse José Antônio Ferreira.

A entrega de sementes que teve início nesta segunda-feira (14), em Carira, abrange todo o estado. Ao todo, serão distribuídas 247 toneladas de sementes certificadas de milho das variedades catingueiro e BR 106 e 90 toneladas de sementes de milho na variedade crioula, que se destinam ao plantio da safra 2018.Um investimento de R$ 1.383.200,00, recursos estaduais do Funcep – Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza.

“Nós começamos a distribuição ontem, no município de Carira. Hoje, estamos dando continuidade nos municípios de Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco. São cerca de 300 toneladas de sementes que estamos distribuindo, sementes de qualidade. Esta é uma ação importante, que conta com a parceria dos municípios, sindicatos e associações, os quais cuidam diretamente dos interesses dos pequenos produtores rurais. O agricultor fica na expectativa da chuva. Preparou a terra, choveu e, de imediato, ele lança a semente. Portanto, a expectativa é que tenhamos novamente uma safra recorde. Quero destacar que a semente não vai ser entregue só na presença do governador. Autorizei a Emdagro a já entregar em alguns municípios para que o plantio aconteça no tempo certo. Nosso trabalho é fortalecer a agricultura”, ressaltou o governador Belivaldo Chagas.

Glória

Os produtores do Alto Sertão receberão 114 toneladas de sementes BR 106 e Catingueiros (convencionais), que beneficiarão 11.400 produtores da agricultura familiar. A primeira parada para a entrega foi em Glória, onde foram distribuídas 18 toneladas de sementes de milho convencional para 1.800 famílias. As sementes crioulas, agroecológicas logo começarão a ser distribuídas.

“Estamos celebrando uma demanda histórica para homens e mulheres do campo. Ter acesso às sementes na hora certa é fundamental para quem vive da agricultura, principalmente para aquele pequeno produtor que vive e espera uma boa colheita de cerqueiro, que é a colheita que não tem irrigação e tem que estar preparado com a semente na mão”, declarou a secretária de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Rose Rodrigues.

Já o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio, parabenizou o governo do Estado pela doação das sementes, que irão ajudar na economia da região e no desenvolvimento da agricultura familiar. “Estamos consolidando uma política pública voltada para o pequeno produtor e para a agricultura familiar, uma política que distribui a semente no momento exato para o cultivo. Só nos resta agradecer ao governo do Estado pelo respeito que tem tido com a agricultura familiar e com o pequeno agricultor”.

Monte Alegre

Logo após a entrega em Glória, o governador seguiu para a cidade de Monte Alegre, onde foram distribuídas 15 toneladas, beneficiando 1.500 famílias. Erisvaldo Santos, pequeno produtor do município, acredita que esse auxílio do governo faz toda a diferença na produção. “Estou muito feliz. Nós estamos chegando ao inverno e o governador chegou a tempo. Chegou tudo na hora certa: as sementes e a chuva, que começou hoje, uma benção. Esta semana, a gente começa a plantar e, daqui a seis meses, estaremos colhendo”, relatou o agricultor.

A prefeita de Monte Alegre, Nena de Luciano, concorda com o produtor. “Essas sementes são importantes para o nosso povo, que é carente e precisa muito. Bom que veio antes da chuva. E a expectativa, esse ano, é de boa colheita. A cultura do milho é importante para o município”, disse.

Ainda em Monte Alegre, atendendo pedido dos estudantes do Centro de Excelência 28 de Janeiro, o governador visitou a unidade escolar e ouviu as reivindicações dos alunos e professores. Belivaldo falou que algumas das melhorias solicitadas já estão em andamento, como é o caso do projeto da quadra de esportes. 

“Não sou do estilo de prometer e não fazer, por isso converso com vocês claramente. O projeto da quadra está em processo de licitação. Quando tomei conhecimento dessa manifestação de vocês, fiz questão de pedir que o superintendente executivo da Seed, professor Everton, viesse aqui para saber o que estava acontecendo. Vou deixa-lo encarregado de agilizar a reforma da quadra e as demais necessidade prioritária do colégio. Assumo o compromisso de verificar ponto a ponto o que está faltando, esses itens que vocês listaram aqui”, afirmou, garantindo que retornará para verificar o andamento das melhorias. “Essa não vai ser a única visita. Irei retornar assim que os alunos e grêmios conhecerem o projeto por meio de Everton e a Seed estabelecer um calendário com prazos aos estudantes”.    
                                           .
Segundo Everton Siqueira, já na próxima segunda-feira (21), a Seed apresentará o projeto de melhorias e os prazos determinados pelo governador aos estudantes.    
O governador informou, ainda, que já autorizou a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de pessoal que atuará nos serviços básicos nas escolas, dando suporte nessa área.

Poço Redondo

A parada seguinte foi a cidade de Poço Redondo, onde foram distribuídas 26 toneladas de sementes, beneficiando 2.600 famílias. Uma grande ajuda para os agricultores do município, que comemoram a entrega das sementes.

“Pra nós, é uma honra! Não tem coisa melhor do que essa entrega e essas palavras ditas pelo governador. Ele está certo quando diz que a gente só pode falar o que pode fazer. Não se deve prometer e depois não cumprir. Mas ele cumpre e faz”, revelou Zefa da Guia, parteira da comunidade quilombola da Serra da Guia, em  Poço Redondo.
 
Além da distribuição das sementes de milho, também houve a entrega de 80 autorizações de uso de terra para agricultores familiares da Colônia Agrícola Herbert de Souza. A ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, garante às famílias o acesso ao crédito rural e a outros benefícios do governo Federal.

A Colônia Herbert de Souza possui uma área total de 5.400 hectares e integra as primeiras colônias que foram implantadas ainda no governo Marcelo Déda, resultando do convênio firmado entre o Incra e o governo do Estado que permitiu a compra de fazendas para reforma agrária. Ainda na Colônia Herbert de Souza, 160 outras famílias estão em processo de homologação de suas terras para a certificação de sua situação e concessão de autorizações.

Carros-pipa

Em Poço Redondo, Belivaldo falou sobre o sorteio, realizado hoje, de 15 pipeiros, entre os credenciados no último edital lançado pela Defesa Civil/Seidh, para integrar a equipe da Operação Carro-Pipa do governo de Sergipe. O sorteio aconteceu na sede da Secretaria da Agricultura do município, contemplando sete pipeiros em Poço Redondo, seis em Porto da Folha e dois em Gararu.

“Estamos no sertão e temos uma preocupação no que diz respeito aos carros-pipa. Eu não vou colocar carro-pipa se não tiver condições de pagar o pipeiro. E tendo condição, a gente coloca. Já autorizamos mais 15 carros-pipas para o Sertão. Poço Redondo vai ter, até o final do mês, mais sete carros-pipa. Quero ver o cidadão entregando a água e recebendo no outro dia”, disse, acrescentando que em conversa com o presidente da Cohidro, ficou acertado a busca de recursos para implantação de barragem em Pato Branco.

Canindé de São Francisco

Dando continuidade à distribuição de sementes selecionadas de milho aos agricultores do Alto Sertão sergipano, o governador Belivaldo Chagas concluiu o roteiro de entrega em Canindé do São Francisco. Foram beneficiados 1.200 agricultores com 10 kg de sementes cada, num total de 12 toneladas distribuídas no município. A entrega ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Agricultura.

O governador Belivaldo Chagas disse que ficou feliz ao chegar a Canindé junto com a chuva. Ele ressaltou que o governo não poderia retardar a distribuição das sementes, sob pena de prejudicar a safra de grãos no estado. 
“Estamos entregando as sementes para os agricultores familiares e, assim, garantir a safra de 2018, com a perspectiva de ser maior que a do ano passado”, enfatizou Belivaldo Chagas. 

A secretaria de Estado da Agricultura, Rose Rodrigues, afirmou que a distribuição das sementes é a mão do Estado fomentando a agricultura camponesa. Ela cumprimentou a equipe da Emdagro que, através dos seus técnicos, oferece tecnologia ao campo. “O governo faz política pública, apoia o MST, a Fetase e as organizações dos trabalhadores. Mesmo no momento de crise, conseguiu comprar e entregar a semente no momento adequado para garantir a safra e a alimentação na mesa de todo” salientou.

O prefeito de Canindé, Ednaldo Vieira Barros, disse que o momento é de felicidade. “Além da semente, a justiça divina trouxe a chuva. Vai fazer nosso município alavancar  com uma grande safra”, revelou. 

Comemoração 

A agricultora Maria Idalia dos Santos recebeu do governador o saco de sementes e disse que está muito satisfeita com a distribuição. “É a garantia da nossa safra de milho. Chegou a chuva e a semente no mesmo dia. É o governo e a providência divina olhando para o sertão “, comemorou. 

A agricultora Marília de Loudes Silva, da comunidade Araticum, ao receber o saco com os 10 quilos de sementes disse: “a distribuição  das sementes representa a garantida de nossa safra e a certeza dos recursos para a nossa sobrevivência”.

O agricultor José Cupertino da Silva disse que a distribuição das sementes representa a alimentação da sua família, dos animais e os recursos necessários para a sobrevivência.  

Mecanização                                                     

O governador explicou que, este ano, o governo não disponibilizou a mecanização agrícola para poder reorganizar a oferta, de forma que os agricultores recebam o benefício e os prestadores do serviço sejam remunerados adequadamente. “É importante parar por um momento para reorganizar as coisas. A solução que vamos apresentar na Alese é algo que ficará garantido daqui para frente. Um cartão magnético que garantirá ao produtor a hora de trator, assim como acontece com o Mão Amiga. Encaminharemos esse projeto e creio que, a partir do próximo ano, será desta forma, bem mais organizado”, anunciou.

Presenças

Acompanharam as solenidades o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo de Lima; os deputado Estaduais Francisco Gualberto e Jairo Santana; o ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto; o vice-prefeito de Feira Nova, Adnan Araújo; os ex-prefeitos de Nossa Senhora da Glória, Sérgio Oliveira e José Israel Andrade; o superintendente do Sebrae Sergipe, Emanoel Sobral; o presidente da Emdagro, Jefferson Feitosa; o presidente do Banese, Fernando Mota; o diretor de Finanças e Tecnologia do Banese, Renato Dantas;  a diretora de Crédito e Serviços do Banese, Olga Carvalhaes; o representante do MST, Marcos Roberto; os vereadores de Nossa senhora da Glória, Astrogildo Soares da Costa; Flávio Vieira dos Santos; Maria José dos Santos; o vereador de Pedrinhas, Neudo Cardoso; o vereador de Riachão do Dantas, Albertino Franco; os secretários de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olivier Chagas; da Casa Civil; Conceição Vieira; da Comunicação Social, Sales Neto; o superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Educação, Everton Santos; o secretário de Estado de Inclusão e do Desenvolvimento Humano, Carlos Felizola Filho.

Fonte:ASN

 

As matérias dessa semana tem o oferecimento de:

  • FAGNA CONFECÇÕES
  • Supermercado Bombom,
  • CDl,
  • Loja Peniel Material para Construção
  • Supermercado Cestão Cardoso
  • Lojas Guanabara 
  • ki bela modas – Bairro Cidade Nova
  • Zeca da Rede

Você está precisando de mais velocidade? Fibra ótica Acesso.Net – 30Mega