Ligações locais e nacionais de longa distância podem ser feitas gratuitamente em 3 mil orelhões da Oi no Amapá, até o dia 30 de março de 2018. A decisão, que entrou em vigor no domingo (1º) é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ocorre em mais 14 estados.

A gratuidade vale para telefones públicos de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe

Segundo a agência, uma fiscalização realizada em agosto de 2017 verificou que nesses estados o nível de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência reguladora.

“Essa é uma punição imposta pela Anatel devido ao descumprimento de metas de disponibilidade, ou seja, o funcionamento dos orelhões aferidos em 30 de agosto. A gratuidade é válida para ligações locais e de longa distância feitas a partir de qualquer orelhão da Oi no Amapá”, destacou o gerente da agência no estado, Edward Aires.

A disponibilidade dos orelhões deve ser de no mínimo 90% em todos os estados e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões. De acordo com a Anatel, a gratuidade se manterá até o dia 30 de março de 2018, quando deverá ser divulgado o resultado da próxima fiscalização sobre as condições de disponibilidade dos orelhões.