No dia dedicado as mulheres, 8 de março,  a Prefeitura de Estância, através da Coordenadoria Municipal de Política para as Mulheres e o CREAM, lançou  o Projeto Maria, que teve como princípio o resgate da autonomia, com ênfase para a proteção das mulheres. O evento culminou com uma homenagem a mulheres de garra, fibra, mulheres até então  anônimas, que conquistaram seu espaço na sociedade e continuam lutando por dignidade e respeito, doando-se pelo próximo, educando, trabalhando, dando de si para cuidar do outro, mulheres que carregam em suas histórias elementos que inspiram tantas outras “Marias” a seguir.

“Marias” de todos os cantos, que trabalha na escola, no lixão, na zona rural,  e no litoral, todas elas com histórias que inspiram, emocionam, tocam e fazem delas especiais, pessoas a serem seguidas, admiradas e porque não, homenageadas.

Uma das “Marias” nasceu de mãos de parteira em povoado de Estância e chegou a ocupar um cargo de alto escalão na administração pública. Filha de um casal de agricultores, Marta Monteiro cresceu por sua determinação, força de vontade e dedicação aos estudos. Formou-se em Letras Português/Inglês e hoje, com o seu trabalho, ajuda diariamente dezenas e dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade.   

Maria com 39 anos de magistério, que com o  seu dom consegue mudar a vida de uma comunidade através de projetos realizados em sua própria comunidade, na Colônia Entre Rios, a Professora Iveta Cruz, educadora que serve de inspiração para seus alunos e sua comunidade também foi lembrada e se emocionou com a surpresa.

“Maria” que conseguiu superar suas barreiras, limitações, formou-se em pedagogia, passou em concurso público  e hoje, na casa Zilda Arns como uma mãe  acolhe “filhos do coração”, crianças que por algum motivo foram retiradas do convívio familiar e conseguem enxergar nesta mulher a esperança, o amor e a inspiração para superarem seus medos e desafios , essa é a Maria Valdete de Jesus.

Dentro da lista das homenageadas também teve espaço para uma “Maria”  que em sua história de vida carrega como marca a preservação ambiental e a luta por  condições dignas de trabalho. Fundadora da Associação das Catadoras de Mangaba de Estância, Josefa dos Passos Santos, ou simplesmente Dona Edna, também foi escolhida por inspirar as mulheres da região litorânea com sua garra, força e resistência.

Dona Josefa do Conjunto Paulo Amaral foi mais uma das “Marias” escolhida para ser homenageada. Com uma vida marcada por superação, otimismo, amor ao próximo e vontade de viver, Josefa se destaca por conseguir, mesmo com uma enfermidade, consegue forças para criar  um filho especial e ajudar quem encontra pela frente.

Faça chuva ou faça sol, Maria Lúcia de Jesus Santos se mostrou ser uma mulher de fibra, determinada e lutadora e foi com este espírito que Lucinha criou seus dois filhos tirando do trabalho diário no lixão o sustendo para sua família. Por todas as suas qualidades e vontade de vencer, Lucinha foi escolhida como uma das “Marias” homenageadas.

Conhecida por todos pelo atendimento humanizado que dedica a quem precisa, Leide Catunino foi mais uma das “Marias” lembrada através desta homenagem que traçou um perfil de mulheres inspiradores que lutaram, lutam e continuarão lutando por dignidade e respeito. 

A estas mulheres, conhecidas e amadas pela população estanciana, reiteramos nossas homenagens e em nome delas desejamos a todas as mulheres do mundo não só um Feliz 8 de março, mas, que a cada dia das suas vidas seja motivo de comemoração. Saúde, paz, força, harmonia e muitos anos de vida é o que desejamos a vocês mulheres, fonte de inspiração e razão da vida de cada um de nós homens, filhos, esposos, amantes, amigos. Parabéns!

OUTRA HOMENAGEM:

Aproveitando a manhã de homenagens, a servidora pública Edinete Muniz, concursada desde 2009 no município de Estância agradeceu ao prefeito Gilson Andrade pela sensibilidade em permitir que ela exercesse a missão de ser mãe. Vija o Vídeo:

 

Por: Jornalista Pisca Jr