Durante a noite desta terça-feira, 20, O Projeto Maria avançou e participou do evento “Mulher é Tempo de Luta”, promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAA e  Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, que este ano completa 40 anos de serviços prestados a população sergipana.

 O Projeto Maria foi  lançado pela Prefeitura de Estância, através da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres no dia 8 de março, data dedicada a mulher. Desde o seu lançamento, o projeto tem  levado para os mais diversos espaços palestras com orientações sobre a violência doméstica que em pleno século XXI ainda atinge dois milhões de mulheres por ano.

Por telefone, a coordenadora do projeto, a professora Lupinha Batista, destacou que a cada 15 segundos  uma brasileira sofre com o  terror doméstico, reforçando a importância de ações que objetivem diminuir esse tipo de ocorrência.

“O projeto além de dar um norteamento as ações da coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres e CREAM, aborda os tipos de violência, onde buscar ajuda e agendamento de atendimento psicológico, social e jurídico. A cada 15 segundos  uma brasileira sofre com o  terror doméstico e por isso, todas as segundas-feiras  as mulheres têm acompanhamento jurídico na sede da Coordenadoria, que fica localizada à  Rua Camerino, próximo ao CAPS e ao Hospital Amparo de Maria”, disse Lupinha, salientando que também está ocorrendo atendimento psicossocial na DHGV.

Segundo a diretora do CREAM, que coordena o “Projeto Maria”, além de participar desse evento da OAB, que foi realizado no auditório da UNIT, a caravana do CREAM já participou de palestras no SESI/SENAI, IFS, Igreja do evangelho Quadrangular. Para os próximos dias o projeto seguirá uma agenda de visita a   escolas, associações de bairro e no dia  27 participará  de uma ação no município de Indiaroba.

Por: Pisca Jr