Dizem que cada um tem aquilo que merece e colhe o que planta. Parafraseando esses ditados populares e trazendo para a política percebe-se a veracidade desses dois jargões ao se fazer um comparativo entre as cidades de Estância x Itabaiana, duas potências em termos de quantitativo de eleitores e renda, no entanto, com realidades totalmente diferentes quando se está em jogo o barrismo, os interesses da cidade e o amor pelo seu município.

Enquanto a cidade de Itabaiana elegeu 3 deputados estaduais e por pouco não  conseguiu a quarta cadeira na ALESE ( Vardo da Lotérica perdeu por 2 votos), Estância não conseguiu sequer uma vaga e continua órfã de representatividade a nível Estadual.

Em Itabaiana, os eleitores destinaram quase 85% dos votos para os 4 candidatos da cidade, mostrando que lá forasteiro não tem vez, os políticos locais apóiam os candidatos da terra  e liderança não se vende, elegendo seus representantes natos e garantindo o direito de ter a quem cobrar depois as melhorias que a cidade precisa. Enquanto isso em Estância, quase 50% dos votos foram destinados a candidatos de fora, a exemplo de Iran Barbosa, Maisa Mitidieri, Gracinha Garcez, Breno Silveira, Janier Mota, Francisco Gualberto, Goretti Reis, Zezinho Sobral e Zezinho Guimarães.

Dez  dos quinze vereadores de Estância pensaram em um projeto local, sendo 8 com a vice-prefeita, a professora Adriana Leite; e 2 com o ex-prefeito, o médico Carlos Magno. Artur do PT marchou com o seu partido, votando em Francisco Gualberto do PT. Misael e Dionísio optaram em votar com a vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota do PR, partido que embora seja aliado, não faz parte da sigla de nenhum dos parlamentares estancianos. Já o vereador Leo do PSDC  se aliou a Zezinho Guimarães, do MDB. Se somado os votos que estes 5 vereadores conseguiram Estância deixou escapar 2290 que seriam de vital importância para eleger Adriana Leite, que perdeu por 2758 votos.

Ao total, dos 31.357 votos válidos o estanciano deu 15.188 votos para fora, o que elegeria com folga os dois candidatos de Estância que foram mais votados, Adriana Leite e Carlos Magno.

Passado o pleito, Estância amarga  a ressaca moral de não ter representante na ALESE e vê cidades como Itabaianinha, Tobias e Lagarto  eleger cada uma 2 deputados. Por falar em Lagarto, vale a pena lembrar que a cidade da região centro sul também elegeu 2 Deputados Federais e um Senador, tornando-se a cidade da região mais forte no que tange a representação em Brasília.

E a Estância?

Bom, Estância vai continuar sem representação na ALESE e apenas com Valdevan 90 em Brasília.  Já os senadinhos da cidade, as redes sociais e emissoras de rádio estarão cheias de pessoas que “agora” tem amor e  se preocupam com a cidade, e que irão intensificar as cobranças por obras e ações, afinal, 2020 é logo ali e muitos interesses estarão por trás dessas cobranças.

É uma pena! Uma pena que a politicagem não deixa Estância crescer. Que os tidos como “lideranças” preferem abrir as portas da sua cidade para forasteiros e fecham as possibilidades do progresso entrar e se instalar de vez na cidade.

Finalizo esse texto fazendo algumas perguntas, talvez, agora,  em vão ou ao vento, mas, que daqui a 4 anos serão respondidas. O tempo dirá:

Será que Maisa Mitidieri vai priorizar Estância? Com a palavra o vereador Sérgio da Larissa.

Ex vereador Dominguinhos será que Iran Barbosa terá  bons olhos para o nosso município?

A Deputada dos vereadores Dionísio Neto e Misael Dantas vai priorizar Estância ou Itabaianinha?

Cabe ao  vereador Artur fazer com que Francisco Gualberto consiga recursos para a cidade de Estância, e não apenas para o forró do SINDISA.

Goretti Reis preferiu pequenas lideranças de bairros e o ex-vereador Sérgio Bezerra que se somaram e deram a ela 492 votos. E agora Goretti, o que Estância pode esperar do seu mandato?

Zezinho Sobral conquistou uma cadeira na ALESE graças a somação de pessoas como Edjaldo Barbudinho e a professora Emília do Bairro Cidade Nova, além de Chiquinho, cabo eleitoral do Deputado Laércio Oliveira. Cabe a vocês três a responsabilidade de pedir pela cidade que vocês tanto amam.

Ao vereador Leo de Fá ficou a missão  de ser o porta voz junto ao Deputado Zezinho Guimarães, o nono deputado de fora mais votado da cidade de Estância.

Nesta matéria frisamos os nomes dos 10 mais bem votados, sendo este último o agora parlamentar Adailton Martins. A redação do DS não conseguiu descobrir o nome da liderança que o ajudou a ter 384 votos na cidade.

Por: Pisca Jr

Você precisa de mais velocidade? Internet Fibra ótica Acesso.Net – 30 Mb 

lojas Guanabara – O crediário mais barato do Brasil