Câmara de Estância entregou certificados do Curso de Árbitro de Futebol

A noite desta quarta-feira, 12, foi marcada pela solenidade de entrega de certificados aos alunos que concluíram o Curso Oficial de Árbitro de Futebol, promovido pela Câmara Municipal de Estância, através da Escola do Legislativo “Dom José Bezerra Coutinho”; evento realizado no plenário da Câmara Municipal.
 
O curso aconteceu numa importante parceria que reuniu a Secretaria Municipal de Esportes, a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realizado entre os dias 05 e 08 de abril de 2017, com 62 alunos inscritos e carga horária de 20 horas/aula e teve como instrutor o árbitro Edmo Oliveira Santos, credenciado pela CBF.
 
Os formandos lotaram a galeria do plenário e foram prestigiados com a presença do presidente da Casa vereador André Graça, do prefeito municipal Gilson Andrade, dos vereadores Raimundo Ascendino (Dode), Misael Dantas, Dionísio Neto, Tertuliano Pereira e Josefa Francisca (Chica do Fato).
 
O Diretor da Escola do Legislativo, Professor Miguel Viana, disse que esse curso nasceu de uma sugestão do prefeito Gilson Andrade que está atendo à exigência da legislação nacional.
 
– É um pedido de responsabilidade e de integração com os novos tempos dentro da gestão pública porque se fazia antes campeonato em Estância com o pega-na-rua e os novos tempos exigem demandas, informações e, sobre tudo, justiça qualificada e habilitada. O curso tem como fito qualificar os agentes que atuam no desporto – grifou Miguel.
 
Ao fazer uso da palavra o presidente da Câmara Municipal, André Graça, externou que se houver demanda suficiente para esse curso, a Escola do Legislativo poderá realizar mais uma segunda edição como já aconteceu com outros.
 
– Na medida do possível iremos trazer novos cursos com o fito em criarmos oportunidade para todos aqueles que buscam qualificação mirando o mercado de trabalho – ilustrou André.
 
O prefeito Gilson Andrade lembrou que o Município não podia custear esse curso por estar à época sob decreto de emergência, mas buscou selar parceria com a Câmara Municipal na pessoa do presidente André Graça que autorizou através da Escola do Legislativo.
 
– É importantíssimo para o município de Estancia esse tipo de parceria. Uma união com a Prefeitura, com a FSF, com a CBF que resultou na habilitação de agentes do esporte. O curso aqui em questão abre um leque de chances de os senhores atuarem como árbitros habilitados não só em Estancia, mas em outros municípios. Sei aqui tem alunos também da Bahia. São extremamente salutares essas parcerias. É isso que estamos buscando em nossa gestão – noticiou o prefeito.
 
Por fim, Gilson Andrade parabenizou os novos juízes esportivos habilitados e agradeceu o apoio da Câmara Municipal.
 
Para o árbitro Edmílson o curso lhe proporcionou imensa realização porque apita jogos há cerca de dez anos e não possuía um diploma oficial com a chancela da FSF e da CBF. “Com esse diploma agora eu posso me habilitar a apitar um jogo oficial em qualquer Estado do Brasil. Agradeço ao prefeito Gilson Andrade e ao presidente da Câmara André Graça por essa oportunidade”, ilustrou.
 
O árbitro José Barbosa, de Estância, disse que apita jogos há mais de 15 anos e não possuía um certificado que o habilitasse e por conta disso ficava de fora de campeonatos quando esses eram organizados por entes públicos. “Agora eu sou um verdadeiro juiz de futebol. Posso participar de qualquer evento esportivo e oficial com esse diploma. Agradeço ao prefeito Gilson Andrade e ao vereador André Graça pela oportunidade concedida”, frisou.
 
 

Fotos: Ascom e Júlio Paparazzo



CLOSE
CLOSE
Últimas notícias