Tem um ditado que diz que “Antes tarde do que nunca”, no entanto, esse “tarde” pode ser motivado por vários motivos, e no caso da indicação nº 69/2018, que solicita seguro de vida para os Guardas Municipais de Estância, parece que  foi motivado por incompatibilidade política, ou seja, o prefeito anterior era pai do vereador proponente e, por isso, resolveu fazer agora. Será?

Ao fazer a  indicação, o nobre parlamentar municipal destacou a importância da sua iniciativa, frisando que o atual papel da Guarda Municipal é garantir a proteção dos bens, serviços e instalações do poder público municipal, bem como contribuir com a prevenção à violência ao cidadão estanciano. No entanto, ao ler “atual papel”, entenda esse atual como à partir de 2014, ano em que foi aprovada a lei 13022/2014 que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Em 2014, data da aprovação da lei, o vereador em questão estava vereador e o seu pai, prefeito da cidade.

Nesta época, nós Guardas Municipais – digo “nós” porque sou Guarda Municipal e vivi tudo isso – éramos submetidos a trabalhar nas ruas, enfrentando bandidos, fazendo prisões, realizando patrulhamentos,  blitz, e tantas outras operações em parcerias com a PRF, PC, PM e até mesmo sozinhos,  e em alguns  casos, fazendo uso de coletes sem placas balísticas, com placas com prazo de validade vencidas  e em  casos extremos  com placas improvisadas com borracha de pneus de trator e de garrafa peti. Nessa época o município não dava colete, nessa época a vida dos Guardas Municipais não era importante? Por que o Vereador Tito Magno não fez a indicação à época solicitando o seguro de vida ao prefeito Carlos Magno?

Nesse mesmo período, “Sem Seguro de Vida”, os Guardas Municipais de Estância iniciaram um “curso de formação” na Academia de Polícia Civil de Sergipe – Acadepol, curso sem custo para o município que teria apenas que arcar com as munições para a preparação para o armamento da GME. No entanto, até o momento em que não precisou “atirar” estava indo bem, porém, após quase 2 meses  de ralação, muita teoria, atividades físicas e dedicação por parte da categoria, chegou o momento da prefeitura apresentar as munições que seriam utilizadas nas aulas de tiro, e foi então que o sonho dos guardas virou pesadelo. “Que tiro foi esse?”. O curso foi interrompido e até o momento os Guardas não estão enquadrados no que rege a 13022.

Hoje, sem o peso de ser “filho do prefeito”, fazendo parte da oposição e sem “munição” (base política), o vereador busca levantar bandeiras até então adormecidas, a exemplo desse “Seguro de Vida para os Guardas Municipais”, algo de certo modo louvável, até porque, como disse antes, sou um Guarda Municipal e seria um dos contemplados com essa indicação, no entanto, o que me causa estranheza é o por quê de somente agora essa ideia ter sido colocada para apreciação da câmara de vereadores, justamente por um parlamentar que por muito tempo ficou calado, mesmo a guarda ficado sem o auxílio uniforme por mais de um ano, ter tido o curso interrompido, ter trabalhado sem equipamentos de segurança, a exemplo de coletes, sem plano de cargos e salários e tantas outras coisas que passaram despercebidos pelo parlamentar que agora despertou e, pelo visto, tem lutado para correr contra  o tempo perdido. Por falar em plano de cargos e salários, passaram-se 4 anos, dezenas de promessa e a única coisa que restou aos guardas foi a desilusão.

REPERCUSSÃO:

No grupo da Guarda Municipal, a notícia do “Seguro de Vida” foi recebida com aplausos por alguns colegas de farda, no entanto, nem todos se deixaram levar por essa política do “Oba Oba” e um deles se manifestou através de uma postagem que reflete o pensamento de tanto outros guardas que fazem esse tipo de comentários nas rodas de conversas.

Como diz um político sergipano: “Em Sergipe todos se conhecem” e na GME não é diferente. Apesar da ideia ser muito boa, o Joio e o Trigo são muito bem separados e todos, ou quase todos, sabem os reais interesses e o porquê de somente agora essa “brilhante” ideia e essa preocupação com a integridade física e o futuro da nação azul marinho que compõe a briosa GUARDA MUNICIPAL DE ESTÂNCIA.

Acesse e SIGA  nosso INSTAGRAM. Dê sua opinião!

https://www.instagram.com/diariosergipano/

Por: Jornalista Pisca Jr – Guarda Municipal desde 2009