Eu sempre ouvi falar, mas, nunca acreditei que alguns comerciantes utilizam da má-fé, cobram dos clientes o valor referente ao serviço de garçom e não repassam para seus funcionários a quantia que é arrecadada para eles, no entanto, este final de semana resolvi sair para aproveitar um pouco a folga do trabalho e tive a triste constatação que me deixou estarrecido ao ouvir da boca de um próprio garçom que não pagasse o valor diretamente na conta.

“Olha senhor, sua conta deu xxx, mas, o valor do garçom, se o senhor quiser pode pedir para tirar da conta, até porque eles não passam para a gente. O senhor pode pedir para tirar e repassar diretamente para a gente”, afirmou.

A fala do trabalhador me deixou indignado e de certa forma confirmou o que eu já suspeitava: muitos estabelecimentos comerciais não repassam o valor que é cobrado para os garçons. Porém, não posso ser injusto com aqueles empresários que de fato cobram a taxa e repassam, por isso, se você é dono de bar ou restaurante e age de forma correta com seus trabalhadores não se preocupe, pois iremos fazer um post em nosso instagram com o nome dos estabelecimentos que agem corretos com seus funcionários.

Portanto, se você repassa integralmente os 10% que é cobrado de nós consumidores para os seus garçons é só nos enviar uma mensagem para o número 79 99813 7546 que no final do mês iremos divulgar a lista dos estabelecimentos que fazem este repasse.

Atenção GARÇOM: Se você trabalha em algum estabelecimento que não faz o repasse, envie uma mensagem que iremos por a relação dos que fazem este ato. Seu nome será mantido em sigilo.

E afinal: Se o dinheiro é para os garçons, para onde vai esta taxa dos 10%?

Brasil: Que pais é este?

(Obs: Visitei vários estabelecimentos este final de semana, tanto em Sergipe, quanto em Alagoas. Portanto, não tentem tirar conclusões precipitadas sobre o endereço do estabelecimento onde ocorreu o fato)


Sou obrigado a pagar os 10%?

Você chega no bar ou restaurante, senta, consome, mas quando recebe a conta depara-se com um valorzinho cobrado além da consumação. Sim, foram aqueles famosos 10% do garçom!

Daí você se pergunta:Afinal de contas, devo ou não pagá-los?

A resposta é: DEPENDE!

De início já adianto, não existe a obrigatoriedade de se pagar os 10%.

Contudo, caso o estabelecimento queira cobrá-lo, deve informarpreviamente e adequadamente a existência desta taxa de serviço. Não adianta colocar num cantinho bem escondido do cardápio e depois avisar ao cliente. E é válido lembrar que caso te cobrem é dever discriminar o valor em sua conta.

Dessa forma, pelo fato de não ser obrigatório, o consumidor não pode serinduzido a efetuar o pagamento e nem sofrer quaisquerconstrangimentos caso opte por não pagar a gorjeta.

Narra o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC):

É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

V – exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”;

Beleza! A cobrança dos 10% é válida, mas o atendimento foi péssimo e não quero pagar.

Como disse acima, você pode se recusar a pagar.

Entretanto, se o pessoal do estabelecimento insistir para que você pague, dependendo da situação, oriento que se pague o valor, peça a nota fiscal, e, posteriormente, acione o PROCON para que as medidas cabíveis sejam tomadas (ex.: pedir a devolução da quantia extra, com correção monetária).

Mas caso não queira de fato pagar e o restaurante force o pagamento ou não deixe sair até que o faça.

Aí, meu amigo, é coisa de polícia. Estão cometendo CRIME, pois cerceiam seu direito de ir e vir, além dos constrangimentos decorrentes da situação. A respeito disso, você pode ler um pouco mais clicando AQUI.

Lembre-se:

Os 10% devem servir de incentivo aos funcionários e ao próprio estabelecimento para que busquem sempre melhorar. Por não ser obrigado você pode pagar os 10%, pagar menos ou se tiver sido bem atendido, pagar muito além desse valor convencionado.

E se o cara te atendeu bem, tirou foto sua com seus amigos para postar no instagram e whatsapp, não custa nada deixar esse agrado.


Nota:

Há pouco tempo atrás a Presidenta Dilma vetou um projeto de lei que regulamentava a profissão dos Garçons. Nesse projeto havia a obrigatoriedade de os clientes pagarem os 10%.

Do outro lado, se você é garçom e vive por conta do recebimento dos 10%, há alguma coisa errada aí. Fique atento!

Por: Pisca Jr – com informações https://bernardocardoso.jusbrasil.com.br/

O Diário tem o oferecimento de:

ACESSO.NET – VOCÊ PRECISA DE MAIS VELOCIDADE? INTERNET FIBRA ÓTICA ACESSO.NET – 30MB

LOJAS GUANABARA – O CREDIÁRIO MAIS BARATO DO BRASIL