O Instituto Butantan informou nessa quinta-feira, 13, que irá parar a produção da Coronavac nesta sexta-feira, 14, em razão da falta de matéria-prima para a produção do imunizante. De acordo com o UOL, o Instituto explicou que o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebido no dia 19 de abril já foi completamente processado e que “a produção será retomada assim que mais insumos chegarem”.

Pelas contas do governo de São Paulo, a quantidade de insumo a ser enviado pela China é suficiente para produzir 18 milhões de doses de vacina, mas o produtor brasileiro das doses de Coronavac declarou que questões diplomáticas entre os dois países podem estar interferindo o envio dos insumos necessários para a produção do imunizante.

“O Butantan aguarda autorização do governo chinês para a liberação de mais matéria-prima necessária para a produção da vacina. Questões referentes à relação diplomática Brasil x China podem, sim, estar interferindo diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos”.

O Instituto Butantan contabiliza que 46,112 milhões de doses já foram distribuídas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. O produtor ainda informou que amanhã serão entregues mais de 1,1 milhão de doses do imunizante para a pasta, sendo este o último lote de imunizante produzido com o estoque de compostos recebidos da China.

Com informações do portal UOL.