Ser gestor público é um dos sonhos acalentados por muitos cidadãos. A política é lugar para ser ocupada pelos bons, por aquelas pessoas que vestidas do mandato eletivo laborem com respeito ao cidadão, com respeito ao erário. Transparência no traquejo com o bem público é um item primordial, do qual não se pode abrir mão e, no momento atual, muito exigido pela sociedade.

O parlamento de Estância é composto de quinze vereadores, dotado de variadas representações tais como advogados, feirantes, camelô, empresário, pecuarista, sindicalista, professor.  Na atual legislatura a Câmara Municipal de Estância (CME) é presidida pelo vereador de segundo mandato, André Graça (PSL), filho do pecuarista João Gravatá, irmão do saudoso João Antônio que também presidiu a referida Casa de Leis.

André Graça tem tocado os trabalhos de forma transparente, centrado no diálogo democrático, galgando o respeito dos seus Pares. E, com isto, tem elevado a qualidade do Parlamento que obteve o respeito do TCE/SE que deu nota 7,3 no quesito transparência.

“Nosso desejo é o de colocar todas as receitas da Casa à disposição do contribuinte, estas expostas no Portal da Transparência, site oficial da CME. Não temos nada a esconder. Queremos contribuir com a construção de um Parlamento à altura do povo estanciano”, salienta o presidente André Graça.

A CME tem feito grandes investimentos na oferta de cursos de capacitação de alunos que frequentam a Escola do Legislativo. Este ano já foram contemplados cerca de mil alunos em diversos cursos ofertados gratuitamente. Há cerca de duas semanas mais de 40 alunos foram certificados no Curso de Informática Básica. Está em andamento o Curso de Costureiro, coordenado pelo SENAC para duas turmas, com cerca de 40 alunas. 

“Nós temos a satisfação de estarmos na condição de Presidente. Isto nos motiva a promovermos oportunidades para muitos jovens e adultos que anseiam por uma capacitação da sua mão de obra, de olho no mercado de trabalho ou até mesmo montar um negocio próprio. A crise tem afetado todo o setor público, mas temos tratado com prioridade a oferta de cursos porque o nosso desejo é que as pessoas que passam pela escola do legislativo possam ter um plus que lhes dê a chance de ocupar as vagas de empregos ofertados no município”, revela o presidente Graça.  

Na gestão de Graça a CME tem obtido bom diálogo com os sindicatos de servidores.  Concedeu reajustes salariais, auxílio alimentação, reformou o plenário para assentar os quinze parlamentares (antes eram doze), implantou sistema de som e ampliou as transmissões das sessões ao vivo via internet.

No primeiro semestre levou o Parlamento para ainda mais perto do povo. Realizou a primeira sessão itinerante no dia 30 de maio no Bairro Walter Cardoso Costa. Ato repetido no último dia 10 d0 corrente no Bairro Santa Cruz (na sede da associação de moradores) onde a população teve a oportunidade de apresentar as demandas. Oportunidade que contou com a presença dos quinze vereadores e da vice-prefeita Adriana Leite.

Ascom CME

Genílson Máximo