Durante a manhã desta quinta-feira,14, um fato inusitado chamou a atenção dos moradores da rua “G”, do Loteamento São Paulo, no Bairro São Jorge, próximo ao forródromo, local onde foi encontrado um filhote semi adulto de jacaré do papo amarelo. O animal foi encontrado por moradores que o capturaram com um laço. 

Segundo o engenheiro ambiental, Edvaldo Ribeiro, que é especialista em catalogação de animais silvestres, essa espécie é bastante comum em regiões de brejo e pântano. Segundo o engenheiro, na região onde fora encontrado o animal existe uma área de descarga de águas pluviais com vários corpos hídricos, o que formam espécies de pântanos ou brejo, lugares propícios para procriação e sobrevivência dessa espécie.

De acordo com as explicações de Edvaldo Ribeiro, Miúdo, o aparecimento do réptil não tem ligações com a chuva, mas, com a caça predatória que ocorre na região, fato que proporciona o desequilíbrio ambiental.

“Os dois fatores que levam ao surgimento de animais desse porte em áreas residenciais são o avanço das construções urbanas e o desequilíbrio na cadeia alimentar. Naquela região devido ao índice de pequenos caçadores que vão em busca de paca, preá, teiú, capivara e outros animais acaba desestruturando toda a cadeia alimentar”, disse.

O Pelotão Ambiental da Guarda Municipal de Estância foi acionado e compareceu ao local para recolher o jacaré.

Por: Pisca Jr 

VOCÊ PRECISA DE MAIS VELOCIDADE? INTERNET FIBRA ÓTICA ACESSO.NET – 30 MB

LOJAS GUANABARA – O CREDIÁRIO MAIS BARATO DO BRASIL