Uma festa para entrar para a história dos Festejos Juninos de Estância, assim foi a última noite dos 30 dias ininterruptos de festividades na “Capital Brasileira do Barco de Fogo”, a cidade Berço da Cultura Sergipana, que viveu sua maior efervescência cultural com shows de artistas nacionais e locais, batucadas, quadrilhas juninas, reisados, balé junino,  diversos concursos e shows de forró pé de serra, além de cavalgadas, arrastão e muita  festa em todos os cantos da cidade; da zona rural ao litoral, em todos os bairros e no Arraial, que culminou a “festância” com os shows das Bandas Fauna e Flora, Lainy Marinhos e Flávio Maia; além de Dedé Brasil e Jeanny Lins que animaram o público até as primeiras horas do dia 30.
 
Presente até o final da festa, o prefeito Gilson Andrade não escondeu sua satisfação em ver a alegria do público e o sucesso que foram os 30 dias de festas no município. “Mesmo com todas as dificuldades que os municípios estão tendo para se manter, nós tivemos um cuidado muito especial com as nossas finanças e, graças a DEUS, conseguimos realizar 30 dias de festas ininterruptas com recursos próprios, com festas em todos os cantos da cidade, finalizando hoje, a essa hora da manhã, com esse grande público ainda presente. Já estou com saudades da nossa festa, participei ativamente dos 30 dias e espero contar com cada um dos turistas e estancianos no próximo ano”, disse o prefeito Gilson.
 
Maria Aparecida, turista da cidade de Curitiba, no Paraná, se encantou com  tudo que viu e afirmou seu desejo em retornar a Estância no São  João 2020. “Eu nunca tinha visto uma festa como esta. Uma cidade linda, hospitaleira, que tem um povo que vivencia sua cultura e nos acolhe muito bem. Fiquei encantada com tudo, inclusive com a recepção do gestor, que acolhe a todos aqui nesse arraial. Gostei de tudo e ano que vem, com certeza, retornarei para vivenciar tudo isso novamente”, disse a turista.
 
Lainy Marinhos, artista estanciana que encantou a todos durante seu show ao lado de Flávio Maia, agradeceu ao prefeito pelo apoio e incentivo que tem dado para os artistas locais. “Gostaria de agradecer a Prefeitura de Estância pela abertura que tem dado a nós, artistas da casa, por todo o carinho e respeito que a gestão tem tido. Para nós, foi uma satisfação muito grande participar desse belíssimo São João”, disse.
 
Jeanny Lins, que fez a multidão dançar até o dia amanhecer, não escondeu sua satisfação em tocar mais uma vez em Estância. “Para mim é sempre uma alegria tocar nessa terra querida, nessa cidade do povo forrozeiro e do prefeito que acompanha tudo até o amanhecer do dia. Estou feliz e  encantada com essa multidão. A mim, só resta agradecer a prefeitura pelo convite e dizer que em 2020, se Deus permitir,  estarei mais uma vez nessa terra maravilhosa”, disse a artista. 
 
Além dos shows musicais, a última noite de festa contou com apresentações de diversos barcos de fogo e espadas que coloriram o céu de Estância e deram um brilho especial aquela noite que também contou com a participação das Batucadas Buscapé e dos Amigos e o  Trio Pé de Serra Flor de Cactu’s.
 
Texto: Pisca Jr 
 
O Diário Sergipano agradece a todos os seus colaboradores que permitiram a cobertura fotográfica do São João 2019.