Em relato, pais de uma criança de dois anos, aluno da Escola Municipal de Educação Infantil Nunes Mendonça, no bairro Atalaia, em Aracaju, afirmam que o filho foi impedido de entrar na unidade e constrangido na frente de outros pais e alunos, passando por um episódio de racismo nesta quarta-feira, 11.

“Meu filho foi para o colégio de manhã, mas chegando lá a ordem da diretora era que meu filho não entrasse, pois estava com uma ferida e diagnosticaram que ele estava com uma impinge, e não poderia entrar no colégio. A mãe teve que tirar a roupa dele para provar que não tinha nada, mas existe alguma lei que diz que diz isso, que a criança tem que tirar a roupa? Como elas conseguiram diagnosticar esse tipo de doença no meu filho? Estou em nome dos pais de todos os filhos que sofrem racismo”, contou Antônio Marcos, pai da criança.

A família chegou a procurar o Departamento de Apoio a Grupos Vulneráveis (DAGV) e prestar um boletim de ocorrência sobre a situação. 

“Tinham deixado um recado que a diretora queria falar comigo, uma cuidadora chegou e disse que ele era o menino do casos das impinges. Ela disse na frente de todo mundo, tinha mães e crianças lá. Foi preciso eu tirar a roupa dele, foi constrangedor, não é a primeira vez que fazem isso, outra vez fui buscar ele e a mesma cuidadora disse que ele estava cheio de feridas, e ele não estava”, disse a mãe do menino.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) informou que não compactua com nenhuma manifestação de preconceito e que, ao tomar conhecimento da situação, deslocou equipes até a escola para averiguar a situação. Ainda segundo a pasta, a criança não foi impedida de entrar na escola

“A Semed também solicitou à empresa responsável pelo sistema de videomonitoramento da unidade escolar as imagens do local para poder verificar o ocorrido. O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, acompanhado da equipe diretiva da escola e do diretor da Educação Básica do Município, Evilson Nunes, conversou com a mãe da criança e se colocou  à disposição para solucionar quaisquer questões que possam ter causado desentendimento entre a família e a unidade escolar”, foi exposto.

Fonte e Foto: Portal Fanf1