O  “tradicional” abrigo localizado à Praça Barão do Rio Branco, no coração do município de Estância,  ganhou novas cores que estão chamando a atenção de quem passa pelo local. Revestido com pinturas que remetem as obras de Romero Brito, o local ganhou não só mais vida, mas, uma bagagem cultural típica de uma cidade que tem em seu passado registros de nascimento e passagens de ilustres da cultura e  literatura nacional. Além da pintura que remete as obras de Romero Brito, o local também ganhou pinturas que retratam as 7 maravilhas de Estância.

 Romero Brito, o homenageado da vez, é um artista plástico brasileiro de grande renome internacional. Radicado nos Estados Unidos, é lá onde desenvolve trabalhos nas áreas da pintura, escultura e serigrafia.

Nasceu no seio de uma família simples em Recife, Pernambuco, no dia 6 de outubro de 1963. Desde a infância manifestou suas tendências artísticas e muita criatividade. Começou a fazer Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas abandonou o curso e foi para os Estados Unidos, país em que se radicou e onde desenvolveu uma carreira artística sólida.

Casado com a estadunidense Cheryl Ann Britto, tem um filho chamado Brendan Britto e é um dos pintores mais premiados, bem como um dos artistas brasileiros mais prestigiados no exterior.

Em 2001 foi inaugurada em São Paulo a Galeria Romero Britto, local que abriga obras e objetos de arte colecionáveis.

Em 2005 foi nomeado Embaixador das Artes do Estado da Flórida e, em 2007, o artista criou a “Fundação Romero Brito”.

Chamado também de “artista Pop brasileiro”, Romero é muito conceituado nos Estado Unidos, inclusive por muitas celebridades norte-americanas. São exemplos Madona, Michael Jackson e Arnold Schwarzenegger. Além das celebridades norte-americanas, Britto também produziu telas para o príncipe William, Kate Middleton, Pelé, Roberto Marinho e para Dilma Rousseff.

No carnaval de 2012, Romero Britto foi homenageado pela Escola de Samba “Renascer”.

 Obras e Características

Presentes em inúmeras galerias e cidades do mundo, as obras plásticas de Romero Britto são influenciados pelo movimento cubista e pela Art Pop. Suas pinturas e esculturas contam com cores vibrantes e traços bem demarcados

Cavalo cavalo

Cavalo cavalo, pintura de Romero Britto

Escultura de Peixe

Escultura de Peixe de Romero Britto
Mona Cat

Pintura de Monalisa com rosto de gato de Romero Britto

Flor

Pintura de Flor de Romero Britto

Coração

Pintura de Coração de Romero Britto

Madona

Madona, pintura de Romero Britto

Sua obra pode ser encontrada em muitos aeroportos do Brasil (Belo horizonte, São Paulo, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba) e do mundo (Flórida, Nova York).

Britto também teve grande destaque na área publicitária, em trabalhos das marcas Pepsi, Coca Cola, Audi, IBM, Apple, Absolut, Disney.

No tocante à arte e sua popularização, o próprio artista afirma que: “Uma obra de arte que usa como suporte a embalagem de um produto tem enorme poder de alcance. Quero que minha arte seja democrática.