Um relatório emitido pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal – CEACrim, da SSP, aponta para a redução de vários índices relacionados à criminalidade na cidade de Estância, com destaque para a queda de 47% no número de homicídios e 60% no quantitativo de furtos de veículos no município. A redução dos números pode ser atribuída à ação conjunta das Polícias Civil e Militar, com o apoio da Guarda Municipal de Estância.

Segundo o delegado Érico Xavier, responsável pela pasta de entorpecentes, o resultado do relatório foi satisfatório e mostra o empenho das forças de segurança que têm trabalhado bastante para diminuir a criminalidade e garantir mais segurança para a população.

“Reduzimos praticamente todos os índices. O número de ocorrências por tráfico, que é a nossa pasta, caiu e, consequentemente, todos os outros, haja visto que o tráfico acaba impulsionando vários outros crimes, a exemplo de roubos, furtos e homicídios”, destacou.

Segundo o levantamento, em comparação ao ano de 2022, a cidade de Estância diminuiu em 47% o número de homicídios em 2023. Se comparado com a média dos últimos 16 anos, a redução foi de 60% a menos.

O relatório aponta também uma diminuição em 10% do número de furtos em geral e 60% a menos no quantitativo de furtos de veículos.

Uma coisa que chamou a atenção foram os números de ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha. Tanto em 2022 quanto em 2023, o número foi o mesmo, tendo a cada ano o registro de 596 ocorrências, sendo ameaça e a injúria as maiores reclamações das mulheres.

Dentre os números que aumentaram em relação ao ano anterior, estão o quantitativo de feminicídio e o volume de roubo. Em 2022, não houve feminicídio, diferente de 2023, onde foi registrado um caso. Já em relação ao quantitativo de roubos, em 2023 ocorreram 157 casos, sendo dez a mais que o ano anterior.

Por: Pisca Jr