Falta pouco para o próximo pleito eleitoral ou não, mas, em meio a tantas indefinições, uma coisa é certa: todos os políticos da sua cidade estão se preparando para o jogo, montando suas equipes, escalando seus times no dia da grande decisão. Uma coisa, porém, tem que ser levada em conta e muito bem avaliada por você, torcedor. Será que o técnico está sendo coerente com seus discursos ou montará um time que vai de encontro aos seus princípios, ideologia e histórico de trabalho apenas para ganhar o jogo?

Tenho avaliado muitos cenários e observado algumas coisas que me fizeram refletir:

Seu candidato está sendo coerente com o seu discurso?
Seu candidato montou ou está montando seu time com pessoas do seu agrado?
Seu candidato está com alguém que, no passado, ele disse que não estaria?
Seu candidato se juntou com alguém que já prejudicou a sua cidade? Tipo: deixou servidores sem salário, deu calote em fornecedores, destruiu prédios públicos e veículos, entre outros?
Seu candidato simplesmente montou o time apenas pra ganhar o jogo?

No futebol até que pode tudo, afinal o torcedor quer ver o time ganhar o título, e o capitão levantar o troféu. Na política, porém, isso é muito perigoso, pois está em jogo o futuro de milhares de pessoas que simplesmente podem ver seus horizontes negociados por pessoas com intenções que podem não ser a da coletividade, fazendo da sua cidade uma pizza média para um banquete de uma família. Neste cenário, alguém vai passar fome, ou pior, a ceia não vai terminar bem e poderá ser muito indigesta.

Quando a cidade é grande, talvez as pessoas não tenham conhecimento ou percebam este tal banquete, porém, em cidades menores, onde todos se conhecem, a divisão dessa pizza causa preocupação, principalmente se for em uma família que não está acostumada com a “fome” de alguns que farão tudo para devorar a maior fatia…

Vou parar de falar em pizza, pois já está dando fome, e vou direto ao ponto. Em algumas cidades, a sede pelo poder faz com que quem nunca chegou a ele ofereça até a alma para conseguir, e daí vale tudo: vale polícia com ladrão, mocinho e bandido, tarado com virgem, preto com preconceituosa e por aí vai. Vale os caciques com os novatos, os fichas sujas com os fichas limpas (até porque nunca assumiu nenhum cargo eletivo), o empresário com o funcionário e qualquer outro cenário, tudo isto para se chegar ao lugar mais alto do pódio, um pódio perigoso.

Soube que em uma cidade do interior do norte do país tem liderança que está sedento por cargos. Será que em sua cidade tem algum político assim? O que pensar de um cidadão que jurou amor a outro, ou melhor, jurou compromisso e fidelidade política e jogou tudo pro alto por conta dos seus anseios não correspondidos (cargos). Daí eu pergunto: o que faz uma pessoa dessa jurar amor ao time rival? Será que o treinador da outra equipe prometeu a ele as fatias que no seu amor antigo ele não teve direito? Como as lideranças do seu município chegaram ao poder? Já parou pra refletir?

Vamos pensar. Vamos avaliar os jogadores e ver qual a intenção de cada um, afinal não é apenas questão de ego de grupos políticos, é o futuro da sua cidade que está em jogo, então se sua cidade, mesmo enfrentando uma crise nacional, está conseguindo surfar no problema e alcançar calmaria; se seu município mantém as contas em dia, com transparência e sem denúncias de corrupção, superfaturamento, barganhas e tantas outras coisas, por que você vai trocar o certo pelo duvidoso?

Cuidado! Não entregue sua cidade aos lobos. Analise as intenções, certifique-se que sua cidade não mergulhará em um caos, em um abismo onde muitos outros municípios já caíram. Olhe quem está a volta e escolha os melhores jogadores para formar a sua seleção.

Resolvi escrever este texto fazendo um mix de três das coisas que o brasileiro mais gosta. Viva o Brasil: o país do futebol, da pizza e da política!

Por: Pisca Jr – Graduado em comunicação social desde 2018

O Diário Sergipano tem o oferecimento de:

Lojas Guanabara O crediário mais barato do Brasil

Acesso. Net – Você precisa de mais velocidade Internet Fibra Ótica Acesso.Net- Agora com planos de 30, 50 e 100MB