Teve início na última quinta-feira, 03, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o julgamento do registro de candidatura de Eliane Aquino (PT), vice-governadora de Sergipe. Neste julgamento está em jogo a elegibilidade de Eliane bem como o mandato de deputado federal, por parte de João Daniel, também do PT e André David (Republicanos). Quem vai assumir o cargo?

Entenda o caso:

O TSE avalia se Eliane deve ser considerada inelegível, por não ter se afastado, com antecedência, das presidências de conselhos deliberativos de quatro autarquias estaduais, nas quais exerceu funções de direção e administrativa, antes de concorrer à Câmara dos Deputados, na eleição deste ano. 

Por enquanto três ministros votaram: o relator Sérgio Banhos votou A FAVOR de Eliane e os ministros Alexandre de Moraes e Raul Araújo, que votaram CONTRA. O ministro Carlos Horbach PEDIU VISTA e o julgamento foi parado e será retomado em plenário.

Se os ministros decidirem pela inelegibilidade de Eliane, André David assumirá o cargo de deputado federal por Sergipe. Já se o resultado for favorável à petista, que assume é João Daniel, também do PT, que recebeu mais votos que Eliane Aquino. 

Fonte: Itnet