Por volta das 11h da última quinta-feira, 27,agentes da Cadeia Pública de Estância flagraram uma mulher de 44 anos tentando adentrar com maconha e cocaína na penitenciária. Daura Pérola de Oliveira foi flagrada pelo equipamento Body scan que registrou a presença de anormalidade em seu corpo. Em entrevista exclusiva concedida a redação do “DS”, o diretor da unidade prisional relatou como foi a ocorrência.

“Assim que ela passou pelo Body Scan o equipamento acusou anormalidade, então a imagem foi impressa e encaminhada para uma revisão do corpo técnico, composta por médicos e enfermeiros que atestaram se tratar de material proibido. Diante de tal situação a mulher foi convidada a entregar o que ela carregava, sob possibilidade de ser encaminhada ao IML caso se recusasse a colaborar. De pronto, a mulher entregou a droga e quando foi indagada disse que estava passando por problemas financeiros e que não sabia sequer o que estava carregando, e de livre espontânea vontade retirou o material que estava introduzido em seu anus, cerca de 25 gramas de maconha e 30 gramas de cocaína”, disse o diretor Vanílson Soares.

Com essa apreensão a cadeia pública de Estância somou 14 flagrantes apenas este ano de pessoas tentando adentrar no presídio com coisas proibidas, a exemplo de drogas. Segundo apurado pelo “Diário”, 50% das apreensões foram de maconha e os outros 50% de fumo, que também é proibido. Essa foi a primeira vez que foi flagrada a tentativa de entrada de cocaína na cadeia pública do município.

Sobre a presa:

Daura Pérola, 44, que até então não tinha passagens pela polícia, reside em Aracaju e costumeiramente ia a cadeia para visitar seu filho, onde conheceu José Mateus de Lima, 19, preso por tráfico de drogas. Na cadeia Daura passou a namorar o detento e firmou uma relação estável com ele. De acordo com o diretor da cadeia pública, na manhã de ontem a mulher tinha ido especificamente para a visita íntima. “Hoje ela veio visitar especificamente o seu companheiro”, disse.

Sistema de Segurança:

A cadeia pública de Estância possui um moderno sistema de segurança por câmeras eletrônicas e uma central de monitoramento que funciona 24h, além dos agentes que trabalham para garantir a ordem no local. A cadeia, que foi a primeira do estado a fazer uso do “Body Scan”, não utiliza mais de métodos vexatórios na revista, sendo o serviço todo realizado de forma eletrônica.

“Todas as pessoas que adentram nessa unidade são submetidas ao Body scan, um sistema de raio x, estilo aeroporto. Não há mais revista vexatória”, completou o diretor.

Recado do Diretor:

O crescimento no número de ocorrências de pessoas tentando adentrar no espaço prisional este ano fez com que as medidas de segurança fossem redobradas. Segundo o diretor, não será tolerada nenhuma tentativa e as pessoas serão penalizadas conforme rege a lei.

“Eu só queria deixar bem claro que isso ai é minoria, nós temos aqui mais de 500 visitantes, então um número 14 é um número irrelevante, mas, eu vou dá um recado para as pessoas que tentam adentrar as unidades prisionais com algo ilícito: Vai ser pego, eu tenho aqui uma equipe muito boa e hoje ou amanhã eu vou pegar, então não é vantagem, não tem vantagem nenhuma porque além da pessoa passar pelo constrangimento de ser preso, o interno vai ainda responder de forma administrativa ou até mesmo criminal, se for o caso”, finalizou.

Além das sanções aplicadas pela justiça, quem for flagrado tentando adentrar na cadeia com substâncias proibidas poderá ficar até um ano suspensa de visitas a todas as unidades prisionais do estado.

Ressocialização:

A cadeia Pública de Estância possui uma equipe técnica multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatra e terapeuta ocupacional, além de técnicos que ministram cursos profissionalizantes, artesanato e ofertam a escola básica (ensino fundamental). Em menos de 3 anos a unidade já realizou 3 amostras de artes com produtos confeccionados pelos próprios detentos durante os tratamentos de dependência química. No dia 25 fora realizada na unidade a formatura de 11 internos que receberam certificados de eletricista, uma das profissões que são ensinadas aos presos.

Por: Pisca Jr

O Site Diário Sergipano agradece a todos os parceiros que estão possibilitando a cobertura fotográfica do São João 2019.