Na manhã desta quarta-feira, 22, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), Roberto Silva, participou do Jornal da Fan e contou aos ouvintes da Rádio Fan FM o que motivou a paralisação dos professores da rede pública de ensino, que ocorre nesta quarta e é fruto de uma articulação da categoria em escala nacional.

“Nossa Confederação Nacional está chamando o dia, hoje, de ‘Dia de Luta Nacional’, quando acontecem atos em todos estados brasileiros, pela defesa da lei do piso salarial e da valorização dos professores”, declarou o presidente.

Na próxima semana haverá uma mobilização dos prefeitos em Brasília. Um dos pontos desse ato, segundo Silva, contempla o fim da lei do piso salarial do magistério. “Vemos com extrema preocupação e repúdio essa movimentação dos prefeitos, tentando pressionar o Congresso Nacional para destruir a lei do piso dos professores”, disse o sindicalista.

Silva também falou como anda a questão da negociação da categoria com as prefeituras de Sergipe sobre o reajuste do piso. “Alguns municípios já negociaram o piso deste ano, mas, na maioria, o processo de negociação ainda acontece, como no caso do Governo do Estado, onde a negociação ainda está ocorrendo. Tínhamos uma audiência marcada para hoje, com o governo, que foi reagendada para a manhã da sexta-feira, 24, mas ainda não tem nada concreto sobre o reajuste do piso e o plano de carreira”, ressaltou Roberto Silva.

Silva falou que a paralisação será de apenas um dia. “É um alerta para os professores nessa luta por valorização e, também, diante dessa ameaça nacional da Confederação Nacional dos Municípios, tentando pressionar o Congresso para destruir a lei do piso, que conseguimos conquistar em 2008”, contou o presidente do Sintese.

Sobre as negociações com os Municípios sergipanos, o professor revela que, em sua maioria, elas estão acontecendo, mas, em alguns, quando não se chega a um consenso, o sindicato tem recorrido à Justiça.

“Em cerca de 20 Municípios, os gestores já negociaram com os professores. Em alguns, onde as negociações não estão avançando, nós estamos judicializando, junto ao Tribunal de Justiça do Estado, para que os prefeitos sejam obrigados a pagar o reajuste. A paralisação, inclusive, acontece até mesmo nos Municípios que já negociaram, porque a categoria corre o risco de não ter mais piso no próximo ano, diante desse lamentável lobby dos prefeitos para destruir a lei do piso, lobby esse que, infelizmente, tem à frente o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, representante da Confederação Nacional dos Municípios”, disse Roberto Silva.

Fonte: FanF1