Nesta quarta-feira (23), o governador Belivaldo Chagas se reuniu com uma comissão de funcionários da Fundação Hospitalar de Saúde e garantiu que não tem nenhum interesse em demitir qualquer servidor. Ele determinou a realização de um estudo jurídico que respalde a permanência efetiva dos empregos desses trabalhadores, bem como a manutenção do funcionamento da própria instituição. A reunião ocorreu no Palácio de Despachos, com a participação do presidente interino da FHS, Jorge Kleber Soares Lima, e do diretor de Recursos Humanos e Serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Igor Coelho Nunes.

O governador determinou que fosse criada uma comissão entre a Fundação Hospitalar de Saúde, a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde para analisar a garantia jurídica do emprego dos servidores que atualmente trabalham na Fundação. A PGE também vai analisar se é possível manter o funcionamento da  Fundação Hospitalar de Saúde. É que foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em 26 de janeiro de 2018, entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério Público Federal, no qual o governo se compromete em extinguir a Fundação até 31 de março 2019.  

O presidente da FHS, Jorge Kleber, achou proveitosa a reunião e disse que o governador garantiu que não tem intenção de demitir nenhum funcionário, pois tem consciência que os servidores da FHS são os que operacionalizam a assistência à saúde do Estado. “Será realizado um esforço conjunto entre a FHS, PGE e a Secretaria de Estado da Saúde, com a missão de encontrar uma solução jurídica que garanta a manutenção dos empregos de todos os servidores”, informou. Ele disse que a fundação tem funcionários celetistas, estatutários e contratados. 

Charleston Herbert, presidente da comissão dos funcionários da FHS, disse que achou a reunião produtiva e acredita que o governo encontrará uma saída jurídica para o problema.